quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ainda sobre o campeonato Distrital de Setúbal...

Se há pessoas que ainda me conseguem surpreender são vocês... Todos!
Se vos mostrasse aqui os vídeos dos treinos, não íam acreditar... Começámos tão devagar e tivémos tantos contratempos que quase estive para desistir!.... Mas eu nunca desisto do que realmente quero e pelos vistos, vocês também não! E ainda bem... A compensação de todo o nosso trabalho e empenho surgiu neste dia em que todos receberam elogios e medalhas...Claro que há muuuuitas coisas para melhorar, mas quem não sabe as condições em que trabalhamos não pode acreditar no que vocês fazem... Para dar apenas um exemplo, há 11 anos que treinamos sem espelho... whattt???? Ah pois é... A vossa consciência corporal tem de ser fenomenal, pois, corrigir os próprios movimentos sem sequer se conseguirem ver, requer uma grande concentração e sobretudo visualização dos movimentos, por isso os exercícios em que fechamos os olhos e pensamos apenas nas coreografias. Por esta razão também, repetimos mil e uma vezes cada movimento... Mil vénias para vocês!!!
Agradecimentos ENORMES pela colaboração dos pais... Nem sempre é fácil entrarmos em acordo, mas a comunicar tudo se resolve e eu acho que ultrapassámos mais esse obstáculo! Obrigada pelas plantas que me ofereceram, um miminho soube mesmo bem!!!
Agora uma breve crítica, pois o momento é de alegria e não de tristezas mas que no meu ponto de vista é muito importante... Haver mais rigor nas regras destas competições é essencial. Linhas? Quais linhas??? Para alguns isso não houve... Mas ir pedir satisfações ao júris no final das provas e fazer "barracadas" não resolve nada... A verdade é que isto acontece, com outros grupos e, neste caso, falo especificamente dos nossos únicos adversários neste campeonato. Os MG Boos. Tenho imenso respeito pelo trabalho deles, tenho ficado embasbacada todos os anos com a qualidade coreográfica e técnica que têm todos, no entanto, o comportamento anti-desportivo deste grupo choca-me e revolta-me!... Os assobios, as reclamações, a entrega das medalhas!!!! Deixa-me doida!!! Mas onde é que nós estamos??? Onde é que ficam os limites das reclamações e do meu perder??? Sempre que perdem um primeiro lugar é sempre um stress! Já chegámos mesmo a levar com garrafas de água à saída do pavilhão e ouvimos sempre "uhhhhhhs" das suas claques... Os miúdos choram, revoltam-se, têm atitudes lamentáveis, mas seguem um exemplo: o dos professores. Meus caros colegas, desculpem as críticas severas mas o que vemos todas as vezes que não ganham o primeiro lugar é lamentável e na minha opinião devia ser punido pela federação. Em qualquer outro desporto os clubes ou os jogadores ou whatever têm um castigo por comportamentos inadequados e se aqui não se aplicam estes castigos, mais cedo ou mais tarde vamos sair todos dos pavilhões à chapada e ao pontapé! Mas o que é isto??? Pensem na história do Hip Hop e reflictam sobre o vosso comportamento, vão ver que é absolutamente contraditório!
A competição serve para nos preparar para as vitórias e para as derrotas, para o sucesso e para o fracasso, para nos tentarmos superar a nós próprios constantemente e não para criar conflitos e guerras... No fundo, nós professores, temos a enorme responsabilidade de prepararmos estes miúdos para a vida real e nesta, este tipo de comportamentos, não nos leva a lado algum. 
Humildade, cabeça erguida, trabalho e bola p´ra frente! Barracadas??? Não meus amigos, não esperem isso de mim e como tal, não admito que nenhum dos nossos o tente fazer. Nem os elementos das equipas, nem os amigos, nem os pais. As coisas dizem-se na hora certa, com a atitude e as palavras certas. Inspira, expira, conta até dez, espera pelo momento certo e diz o que tens a dizer mas sempre com uma máxima: RESPEITO!

11 comentários:

  1. Com o devido respeito pelo vosso trabalho,
    a reclamação feita pelos elementos dos MGboos é válida, jamais pode estar no júri professores que dão workshops a equipas que estejam em competição.

    ResponderEliminar
  2. Boas!!
    Sentido-me na posição de defesa pelo meu grupo aqui vai o meu primeiro comentário: "Sempre que perdem um primeiro lugar é sempre um stress! Já chegámos mesmo a levar com garrafas de água à saída do pavilhão e ouvimos sempre "uhhhhhhs" das suas claques..." Se isso sequer aconteceu, minha cara, foi da claque errada. nós quando perdemos um primeiro lugar é natural que fiquemos revoltados, mas, a nossa revolta parte da injustiça de avaliação que por sua vez parte dos senhores juizes; estes que podem perceber imenso de dança, neste caso de hip hop, mas que pode várias e indeterminadas razões chegam ao dia do campeonato e ao MGBOOS fecham sempre os olhos.. É o caso da Lara Alves que o ano passado, em momento de prova atendeu o telemovel, durante a actuação dos seniores... Se isto acontecesse com o vosso grupo, qual era a vossa reacção??
    Respeitamos o vosso trabalho.
    Quando vai ver um jogo de futebol, imaginemos Sporting-Benfica, quando o Benfica Marca um golo, qual é o som que os Sportinguistas fazem? Bater palmas não é de certeza...
    Em relação às claques, estas servem para apoiar, e quando nao estão contentes claro que fazem: - "uhhhhhhs" !!!
    Sabe, nós quando ganhamos também temos o bom senso, por exemplo, o ano passado em Madrid ficamos em 3º lugar na categoria de séniores, e houve um grupo que ficou em sexto, mas definitivamento merecia ter tido o primeiro lugar, nós fomos os primeiros a dar os parabens às mesmas, e dar uma palavra de apoio, e dizer o quanto achavamos que mereciam o primeiro lugar...
    Pensemos nisto.

    um bem haja, tugga

    ResponderEliminar
  3. Boas tardes, o que é lamentável é fazer aqui num blog acusações graves sobre um grupo: "levar com garrafas"???????BARRACADAS?????A maior barraca é ter no juri os próprios coreografos que vos fizeram as coreografias SHAME ON IT!!!!!Triste e lamentável

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Sei que não vai publicar o que aqui vou escrever, mas mesmo assim fica a saber do que penso sobre este ridiculo e triste post.

    Sou Pai de um dos bailarinos dos MGBoos da Quinta do Conde, filmei todo o Campeonato e não ouvi nenhuns Uhhhs, mas sim apoio de ambas as claques.

    Vem aqui passar o seu grupo por Cordeiros, colocando o rotulo de lobos aos MGBoos, dando a entender que os MGBoos quando perdem até mandam garrafas de água aos outros grupos, nada de mais falso e mais desonesto, aliás como professora está a dar um mau exemplo para a união do Hip-Hop, mas isso já é normal no seu grupo pois pelo que sei os seus bailarinos que falam com os MGBoos são postos de lado.

    Depois tem o desplante de vir pôr em causa a formação dos nossos miudos e dos nossos professores, o que não lhe admito como pai, pois sei quem estou a formar, aliás tambem não lhe admito que fale mal dos nos nossos bailarinos e dos nossos professores, pois as suas qualidades humanas e sociais estão mais que provadas.

    Depois vem falar em reclamações e punições, quero-lhe lembrar, que vivemos num País livre, e que como cidadãos temos o direito a reclamar e contestar quando sentimos que somos prejudicados, mais uma vez viu coisas que nem eu mem a minha câmara de filmar viu, fazendo até uma "novela não sei se de terror ou de acção), o que se passou foi simplesmente a reclamação do representante dos MGBoos, baseado em factos verídicos e dentro dos limites da ordem e civismo.

    Esperemos que esta sua atitude não tenha repercussões nos Campeonatos Nacionais, pois o que aqui fez, não foi mais do que incendiar o ambiente, mas pode ter a certeza que nós Pais tudo iremos fazer para que isso não aconteça.

    Por fim queria dizer-lhe que é de muito mau gosto, quem se afirma como "anjo da guarda", usar imagens bélicas como essa imagem do livro de reclamações com uma granada.

    Mais juízo, estamos a formar jovens,
    av11042010@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. deixe-me dizer que aprecio muito o seu comentario e o seu trabalho nos G-Motion,mas permita-me uma correçao,sendo eu familiar de um elemento que esta nos Mgboos e acompanho por fora os camp. e exibiçoes,é muito mau ver juizes que ano apos ano prejudicam os MGboos não vou nomear nomes mais tarde se saberá,picardias sempre haverá eu como antigo praticante de desporto federado sei muito bem o que quer dizer,desejo-lhe as maiores felicidades para camp.nacional onde vou estar de certeza

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler todo o post e todos os comentários não poderia também deixar de acrescentar um comentário... Infelizmente não pude estar presente na competição mas pelo que assisti em vídeos realmente há coisas que não são de louvar, ou melhor, são de criticar mesmo.

    Eu também sou atleta internacional e na realidade por muito que me custe quando perco, porque fico revoltado por vezes como é normal, há uma coisa que NUNCA deixo de fazer, independentemente da forma como perco - CUMPRIMENTAR OS MEUS ADVERSÁRIOS. Por respeito e reconhecimento, independentemente de tudo. Se fui derrotado por algum motivo foi, e com certeza que se eu e a minha equipa tivéssemos sido muito mas muito superiores teria ganho. Por isso por vezes saio revoltado com a arbitragem ou algo exterior a mim e à minha equipa, mas rapidamente reconheço que poderia ter feito melhor. Perder faz parte da competição e faz igualmente parte do nosso crescimento enquanto atletas e enquanto pessoas. Por esse motivo, e mesmo que sejam prejudicados pelo juri, parece-me que atribuir 100% de culpas ao juri não será a melhor opção pois estarão a rejeitar por completo a possibilidade de melhoria, e na competição só há um caminho... Melhorar. Sempre. Quer se ganhe quer se perca.

    Agora é claro que eu reconheço que por vezes perdemos o controlo, e que nos revoltemos mas rapidamente é hora de levantar a cabeça e continuar.

    Bem quanto a todos os outros comentários só quero acrescentar que já estive presente em situações em que certas atitudes não me pareceram de todo as mais correctas, e que não me admira que tenham acontecido mais alguns excessos.

    Por falar em excessos... cuidado com os comentários! Não se comenta algo que não se concorda criticando outra coisa que nada tem a ver... É como eu dizer, e já que alguém falou em futebol por aí, esse lance não é penalti porque no outro ele não marcou!!! Faz sentido!? Claro que não. O que vejo nestes comentários é falta de capacidade de olhar para a situação por um qualquer motivo, mas que não faz sentido.

    Agora é hora de unir esforços por uma modalidade em crescimento, pois com estas atitudes a modalidade vai cair mais depressa do que todos pensam, e no fundo parece-me que não é isso que ninguém quer pois não?

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Como mãe de um dos bailarinhos dos G-Motion, queria deixar aqui o meu testemunho sobre a postura e o comportamento deste grupo. Desde que os conheço, que os vejo mais preocupados em dançar pelo simples prazer de o fazer do que ansiosos por uma medalha. Esta postura dos seus elementos deve-se, sem dúvida à Professora, que se preocupa mais em saber se eles se estão a divertir do que o lugar que ocupam no pódio e não se cansa de os lembrar que deverão sempre apoiar o adversário, apreciar e aplaudir o trabalho dos outros, porque é assim que se aprende e se melhora. Com isto, não digo que não ambicionam uma medalha e não sou hipócrita a ponto de dizer que não torço por isso quando vou assistir às competições. Claro que quero como todos os pais que o meu filho saia vencedor! Mas sei, aliás como todos os pais que conheço e que estão a apoiar o nosso grupo, reconhecer o trabalho e a qualidade dos adversários. E nunca deixamos de aplaudir seja quem for! Porque sabemos o esforço, a dedicação e o trabalho que representa para todos os intervenientes, professores, bailarinos, pais, estarem ali representados, os treinos longos, os treinos extra, o transporte dos miúdos, os jantares tardios, os fins de semana ocupados, enfim, toda uma série de coisas que todos nós sentimos na pele. Mas claro que não podemos falar por todos os elementos de uma claque, há sempre um pai mais nervoso, um amigo mais agressivo, um primo muito competitivo. Isto ninguém pode controlar, nem ninguém poderá afirmar com toda a certeza que não houve atitudes menos correctas, mas se a postura do grupo for humilde, como sei que é a dos G-Motion, isso passa para a claque. Eu nunca vi nenhum dos seus elementos a vaiar o adversário, pelo contrário, costumo vê-los a aplaudir e a dançar ao ritmo das músicas dos grupos adversários quando estão a assistir e a divertirem-se muito!
    Tal como a professora, também eu admiro muito o trabalho dos MGBOOS, que tão bem nos representaram em Madrid, um 3º Lugar! Foi por mérito dos seus elementos, que trabalharam e que são fabulosos. Quanto às atitudes da sua claque, eu própria presenciei algumas, as garrafas de água, alguns insultos por parte de alguns pais que estavam na claque, mas como disse, é difícil controlar as atitudes de todos, mas se a maioria dos elementos da claque, se os professores e se o próprio grupo mostrar uma atitude de fair play, com respeito pelos adversários, estas atitudes menos próprias tendem a desaparecer. Vamos todos fazer por isso, pois como disse aqui um pai, estamos a formar jovens, vamos mostrar que devemos querer o melhor mas que teremos sempre que respeitar o outro, e que por vezes perdemos mas que teremos que nos reerguer e seguir em frente, procurando sempre melhorar, não é isto que fazemos durante a nossa vida? Ao longo da vida, por muito que queiramos, por muito que lutemos, por vezes não conseguimos chegar lá, mas nunca devemos desistir de procurar o melhor, mas sempre com respeito e com honestidade. E quando nos sentimos injustiçados, reclamemos, nisso sou completamente a favor, mas reclamemos a quem de direito, não nos servirá de nada punir os adversários, até porque neste caso, os adversários são igualmente jovens, que trabalharam como todos os outros. Vamos dar o exemplo e neste Campeonato Nacional vamos torcer pelos nossos mas sempre considerando o mérito de todos, porque todos o têm. E no fim, iremos todos ser recompensados. Se não for com uma medalha, será com outras coisas bem mais importantes, o orgulho que sentimos, os filmes que coleccionamos, a satisfação na cara dos jovens por verem os seus pais a apoiar e a acharem que eles são os maiores, mesmo quando não trazem medalhas! Todos os grupos presentes nestas competições, todos os pais, todos os professores, já são vencedores.
    Vamos todos torcer pelos nossos jovens!
    Susana Silva

    ResponderEliminar
  8. Não vou estar a prolongar-me quanto a este assunto... mas já que faço parte da equipa, vou deixar aqui o meu comentário.

    Antes de tudo, queria referir que a nossa felicidade de ter ganho à equipa sénior dos Mgboos, deve-se muito ao facto de valorizarmos o trabalho deles. Nunca fomos para o distrital a pensar que ganhariamos tendo em conta que no ano anterior, nós apoiamos e gritamos pelos os Mgboos Séniores, sendo a nossa equipa favorita nesta categoria.
    Se há algo que a nossa treinadora nos ensinou foi a ser respeitadores quanto às outras equipas e de nenhuma forma ofendemos qualquer membro dos MG ou de outro grupo qualquer.

    Em segundo lugar, tenho que comentar o facto de dizerem que os membros do júri fizeram-nos as coreografias ou estas foram retiradas do youtube. Por amor de deus, acho que tanto os pais como os atletas dos MG, compreendem o quanto é dificil criar coreografias e quanto trabalho é posto nelas. É ofensivo fazerem acusações dessas, nós vimos e sentimos o esforço que a Ana fez para criar uma coregrafia que agradasse a todos e fosse minimamente original, se há alguma ideia da coreografia que não foi da Ana, podem ter a certeza que foi de algum elemento do grupo.

    Portanto, agradeço que pensem mais no que dizem antes de o fazer, tais acusações não fica bem a ninguem! E espero que estas confusões não venham afectar as boas relações que alguns membros dos GMotion tem com os MGboos.

    Até mais,
    Íris Massano

    ResponderEliminar
  9. Enquanto membro dos G-Motion, tenho a dizer que acho muito vergonhoso alguns dos comentários aqui feitos. Primeiro, porque nenhum dos membros do juri nos fez coreografias ou coisa parecida. O facto de já nso terem dado formações... São profissionais competentes, sabem realizar o trabalho deles sem favorecer A ou B. Para além do mais, o juri sabe a qualidade de cada um dos grupos; e sim, os MG têm bastante qualidade, técnica, ritmo e tudo isso, e nós ADMIRAMOS completamente o trabalho deles. Temos igual empenho e dedicação; ambos mostramos o que valemos e dançamos porque gostamos, e não para mostrar sermos melhores que os MG Boos ou outras pessoas. Porque, como a Ana está sempre a dizer, para sermos os Melhores, temos de tentar todos os dias superarmo-nos a nós próprios e não aos outros.
    Por outro lado, a comunicação e amizade entre os membros dos dois grupos deve continuar. Cada um vai a uma competição com o objectivo de ganhar experiencia e amizade. E, muitas vezes, são os professores ou pais que alimentam esta "competição" que tem vindo a existir entre as duas equipas. Temos todos que aprender uns com os outros e manter amizade, porque acima de tudo, existe uma coisa que nos une: a paixão pela dança !

    Com isto, espero que cada um aprenda com os seus erros, que deixem de alimentar esta "guerra" porque isso só vai prejudicar ambos os grupos na próxima competição e... boa sorte às duas equipas no Campeonato Nacional !

    ResponderEliminar
  10. Viva o Hip Hop!! Viva a dança!!!
    [tudo o resto são... "peanuts"]

    ResponderEliminar
  11. Para mim o que li nesse texto parte foi verdade mas outras nao foram, ja ouvi falar sobre voces. Tambem ja vos vi na tv e digovos que dançam todos muito bem, e por o que eu penso voces nao se preocupam apenas em ganhar e dançar muito bem, mas tambem se preocupam em se devertir.

    ResponderEliminar